terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Movimento



Movimento

Tudo que fica parado muito tempo acaba estagnado. Fica engessado. Até não mais a vida circular. Existem momentos de parada na vida. Nada mais gostoso que alguns instantes ao dia de contemplação. Como àquela hora na estrada olhando para o céu e imaginando as formas das nuvens. Mesmo nesse momento existe um movimento dos olhos para cima. O que é saudável para a visão - olhar longe e perto. Perto e longe. É uma ginástica também para o cérebro. A vida é uma dança e nos somos os dançarinos. Pode ter pequenas paradas, mas sempre estamos em movimento. Cada um tem o seu ritmo – mais lento, mais rápido, sempre buscando o equilíbrio.

Hoje em dia precisamos ter cuidado com o ritmo da vida moderna. Acelerar onde se é muito vagaroso e diminuir o ritmo onde tem que se ter mais tempo. Exemplo: O uso de celulares, tablets, computadores e a internet facilitam e agilizam muito o dia-a-dia. Por outro lado, podem sobrecarregar a mente e o cérebro. Agitando demais. Mas não é movimento que se quer? Mas esse movimento precisa ser acompanhado de saúde. Um olho fixo numa tela por muito tempo pode causar uma série de problemas de visão. Um cérebro estressado pode causar danos e problemas à saúde. É preciso dosar o uso. Levar em consideração o seu biorritmo. Para isso precisa parar (nesse momento parada é bom) e se observar. Taí uma desculpa para ser contemplativo ou meditativo. Nem que seja por alguns minutos por dia e vai aumentando até encontrar seu ponto de equilíbrio.

Até para evitarmos dores corporais é preciso movimento. Ficar muito tempo numa posição seja sentado ou de pé doem partes do corpo e ele precisa se mexer. Existem momentos da vida que se precisa diminuir o ritmo. Seja pela idade avançada ou problemas de saúde que vão surgindo. Não quer dizer ficar parado. Só mudar o ritmo. Fazer atividades diferentes. Ajuda também a oxigenar o cérebro. Sabe-se de pessoas que toda a vida exerceram uma determinada atividade quando necessitam parar quase piram. Em geral, por que não são flexíveis. No conseguem se adaptar as novas circunstâncias e tirar o melhor proveito delas. Precisam começar a ver a vida com outros olhos.

Desde a mais tenra idade até o último suspiro não deixe de se movimentar. Correr, brincar, movimentar os olhos. Todos os músculos precisam ser mexidos. Movimento é vida. Mesmo um arco-íris visto de longe está em movimento. O efeito da luz solar em pequenas gotículas de água suspensas no ar ao longe forma uma linda figura. Pequenos movimentos que admiramos a distância. Movimente-se pela sua saúde e dos espaços. Busque o ritmo que te traga equilíbrio. Independente do seu ritmo natural. A saúde precisa estar em harmonia com esse ritmo.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Mudança interna, mudança externa...



Mudança interna, mudança externa...

A gente querendo ou não a constante da vida é a mudança. O desenvolvimento do ser humano desde o feto até o seu último suspiro é feito de muitas transformações. Por menores que sejam fazem uma diferença muito grande.

Cada pessoa tem suas características que são únicas. Algumas adoram fazer mudanças quase que semanalmente, seja trocar um sofá de lugar ou decoração da casa. Já para outras mudar é difícil. Faz de tudo para permanecer tudo do jeito que está. É bom alertar que tudo que é demais nem sempre faz bem. Respeitando as diferenças pode-se ir para frente aceitando-se do que jeito que é e buscar o equilíbrio assim, por exemplo:

- Quando você é acostumado a mudar tudo toda hora. O que pode representar uma inquietação interna. Quem sabe aumentar os prazos. Se o costume de mudar tudo do lugar é semanal, passar a fazer a cada 15 dias. Essa pequena diferença de prazo vai mudar caminhos no seu cérebro e por conseqüência na sua mente. Podem ajudar a ajustar um ritmo mais saudável e quem sabe menos estressante no seu dia a dia.

- Se o seu caso é dificuldade de fazer mudanças na vida. E quando alguma é necessária acaba gerando sofrimento. Fazer pequenas alterações no dia a dia pode fazer grande diferença. Comece mudando a posição de móveis de um cômodo. Demais? Então troque quadros de uma parede. Demais ainda? Então, quem sabe a toalha da mesa que costuma colocar. Mesmo mudanças que parecem imperceptíveis não passam despercebidas para o seu cérebro.

Se você já tentou mudar a decoração de um cômodo e não gostou. Tente um outro dia de novo. Parece que daí você consegue, não é? Porque seu cérebro criou novos caminhos (sinapses) que facilitam a aceitação da mudança. Se não der o primeiro passo. Não saíra do lugar. E para que mudanças não pareçam tsunamis na sua vida. Comece com pequenas alterações e as grandes serão bem vindas.

A mudança externa influencia a mudança interna e vice e versa. O modo de olhar o mundo pode ser menos engessado e as boas circunstâncias podem trazer bons ventos para os seus projetos e realização de sonhos. Basta ajustar as velas da sua mente e sua vida se transformará.


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços