quarta-feira, 26 de abril de 2017

De bem com o leão



De bem com o leão

Todo o ano todos ficam preocupados com o leão. Não o animal originário da África, mas o do Imposto de Renda. Saber o que fazer, como fazer e principalmente que documentos guardar? Geram muitas dúvidas.

Que tal aproveitar esse momento e evitar estresse anualmente. Seja você ou contrate um contador para fazer sua Declaração de Renda ter os documentos organizados facilita a vida de ambos.

No site da Receita Federal tem todas as orientações do que fazer e que documentos guardar. Para ajudar em casa até com outros documentos que precisam ser guardados por mais tempo, atitudes simples podem ajudar. Por exemplo:

- Separe uma caixa ou pasta. O que ficar mais fácil para adquirir e organizar. Você pode ter uma caixa para guardar as contas do ano vigente e uma outra caixa dos anos anteriores.
O que separar:

- Documentos que precisa utilizar para o imposto de renda como: comprovantes de despesas médicas, comprovantes de aquisição ou venda de imóveis, etc.

- Pasta para comprovantes de compras e assistência técnica de aparelhos eletroeletrônicos. Caso aconteça a necessidade de conserto ou troca. Esses documentos são necessários para exigir os seus direitos. Como solicitar atendimento gratuito na assistência técnica.

- Como estão os seus gastos? Guardar as notas e montar uma planilha e anotar os gastos para ter uma ideia para onde vai o seu salário e poder reorganizar as contas. Cortar gastos desnecessários. Só se administra o que temos noção do que está acontecendo.


O principal é guardar as notas e documentos que tem uma temporalidade exigida por lei como os documentos para o Imposto de Renda e os referentes a contratos de empregada doméstica, por exemplo. Quando se tem tudo guardado de forma organizada e identificada sua vida fica bem mais fácil e evita muito estresse. Seja em pastas ou caixas, tenha as mesmas identificadas e num local de acesso fácil.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário