De
bem com o leão
Todo
o ano todos ficam preocupados com o leão. Não o animal originário da África,
mas o do Imposto de Renda. Saber o que fazer, como fazer e principalmente que
documentos guardar? Geram muitas dúvidas.
Que
tal aproveitar esse momento e evitar estresse anualmente. Seja você ou contrate
um contador para fazer sua Declaração de Renda ter os documentos organizados
facilita a vida de ambos.
No
site da Receita Federal tem todas as orientações do que fazer e que documentos
guardar. Para ajudar em casa até com outros documentos que precisam ser
guardados por mais tempo, atitudes simples podem ajudar. Por exemplo:
-
Separe uma caixa ou pasta. O que ficar mais fácil para adquirir e organizar.
Você pode ter uma caixa para guardar as contas do ano vigente e uma outra caixa
dos anos anteriores.
O
que separar:
-
Documentos que precisa utilizar para o imposto de renda como: comprovantes de
despesas médicas, comprovantes de aquisição ou venda de imóveis, etc.
-
Pasta para comprovantes de compras e assistência técnica de aparelhos eletroeletrônicos.
Caso aconteça a necessidade de conserto ou troca. Esses documentos são
necessários para exigir os seus direitos. Como solicitar atendimento gratuito na
assistência técnica.
-
Como estão os seus gastos? Guardar as notas e montar uma planilha e anotar os
gastos para ter uma ideia para onde vai o seu salário e poder reorganizar as
contas. Cortar gastos desnecessários. Só se administra o que temos noção do que
está acontecendo.
O
principal é guardar as notas e documentos que tem uma temporalidade exigida por
lei como os documentos para o Imposto de Renda e os referentes a contratos de
empregada doméstica, por exemplo. Quando se tem tudo guardado de forma
organizada e identificada sua vida fica bem mais fácil e evita muito estresse.
Seja em pastas ou caixas, tenha as mesmas identificadas e num local de acesso fácil.
Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços
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